terça-feira, 1 de abril de 2008

No Ocultismo:

No ocultismo, o vampiro é considerado mais do que um ser fantástico, mas sim uma pessoa dotada da capacidade absorver a energia (prana) de outros seres vivos, principalmente iguais a eles.

O vampiro tradicional absorve sangue, enquanto o vampiro do ocultismo absorve energia viva, pulsante, de qualquer ser que transmite isso.

A tradição ocultista estabelece algumas distinções entre tipos destes vampiros, embora estas não se devam a diferenças de origem, mas de ação, pois todos se abastecem de energia prânica. Podem ser definidos como psíquicos (se abastecem através de um elo mental), astrais (através de sonhos) e sexuais (através do sexo), e também sanguinários, mais parecidos com o mito clássico.

Tradicionalmente, os vampiros surgem depois da morte, mas no ocultismo eles são criaturas vivas, vivendo normalmente e somente às vezes se abastecendo de energia prânica. Este vampiros não temeriam alho, objetos religiosos, o sol, e também não morreriam somente com estacas, prata Parte dessas concepções do mito foi retratada nos livros de Anne Rice

No Cinema:

(Angel - A Série)

Angel, assim como Buffy, é uma série riquíssima em substância. Foi concebida como uma metáfora para redenção e consciência moral, pois o vampiro Angel, depois de ter sua alma restaurada por uma maldição cigana (quando um membro foi assassinado por ele), passou a viver na angústia de seus horrendos atos do passado, buscando todo meio de se redimir, ajudando os indefesos. Primeiro, ele foi á Sunnydale ajudar Buffy Summers em sua caçada (na série Buffy), mas eles se apaixonaram, e ao encontrar a felicidade completa nos braços dela, Angel perdeu a alma novamente (como parte da maldição). Voltou a ser o vampiro inescrupuloso chamado Angelus, enfrentando Buffy até a morte. Porém, Angel conseguiu sua alma de volta, e apesar de quererem tentar, tanto ele quanto Buffy sabiam que o relacionamento nunca daria certo. Angel então deixa Buffy e parte para Los Angeles, em sua própria caçada contra o mal. Começa então a série Angel.

(Blade - Trilogia)

Nesta trilogia, Wesley Snipes interpreta o meio-vampiro Blade, caçador de vampiros que protege a raça humana.(Leia mais em cinema)

RPG Vampiro:

No RPG, Vampiro - A Máscara, os vampiros são criaturas similares aos humanos, que vivem num mundo das trevas, eles são similares aos dos contos comuns. Sua maior diferença é que eles são organizados e possuem d organizações importantes,as duas principais são a Camarilla (organização que visa o convívio entre humanos e vampiros de forma coesistente, os vampiros pertencentes a ela se mantém escondidos da humanidade, apenas vivendo eternamente nas sombras, mantendo seus encontros e leis em reuniões em locais secretos, está organização é situa de maneira monárquica e de um conselho) e o Sabah (Essa organização é menor, mais cada vez mais atraem novos membros, os mais novos, ele não liga pra se esconder ou não da humanidade somente deseja que um vampiro, seja um vampiro, uma criatura demoníacasoníaca que traz o mal e a destruição, os membros do sabah são conhecidos por serem cruéis e anseiam por serem soberanos no mundo). No RPG, o primeiro vampiro foi Cain (o da própria Bíblia, o próprio Cain irmão de Abel), ele foi amaldiçoado por Deus para vagar somente na noite e se exilar da Luz, Lilith depois de um tempo transformou sua maldição num dom, assim o trazendo poderes e outros. Há também os clãs independentes como os do clã Assamita e vampiros orientais que não seguem a nenhuma das duas seitas. Para mais informações consulte os livros: Vampiro - A Mascara, Guia da Camarilla, Guia do Sabah, Os livros dos clãs e Vampiro - A Mascara Idade das Trevas.

Jogos / Video Games:

Bloodrayne: Desenvolvido pela Terminal Reality, a franquia constituída por BloodRayne e Bloodrayne 2, conta a história de Rayne, uma dhampir, meio humana e meio vampira, cuja mãe foi seduzida por um vampiro e mais tarde morta por ele. No primeiro jogo, que se passa na Segunda Guerra Mundial, ela luta contra um grupo místico de nazistas que quer acordar um antigo demônio chamado Beliar. No segundo jogo, Rayne descobre o paradeiro de seu pai vampiro, o Mestre dos Vampiros, Kagan, e precisa fazer a sua vingança, destruindo os servos de seu pai até chegar no próprio Kagan. Há também um filme "Bloodrayne", dirigido por Uwe Boll, mas não é considerado canônico, pois sua história ocorre duzentos anos antes do game.

Vampire the Mascare: Foi um grande sucesso, baseado no jogo de rpg e foi muito aclamado por ser uma historia passada desde a idade média até os dias atuas, com uma boa trama e um ótimo clima, ambientalisa com perfeição o ambiente vampirico.

Legacy of Kain - Soul Reaver:Um clássico de games sobre vampiros, contando a historia de um homem amaldiçoado como vampiro, o jogo faz parte de uma ótima sério que possui continuação em: Legacy of Kain 2 - Blood Omen.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Vampiros

Nenhum comentário: